quinta-feira, setembro 06, 2007

Mário Soares na Comissão de Liberdade Religiosa?

Estupefacção foi o que senti quando me disseram que Mário Soares tinha tomado posse como presidente da Comissão de Liberdade Religiosa.
É certo que o governo nos manda trabalhar cada vez até mais tarde, mas não será exagero?
É que o senhor tem 82 anos.
Depois é a estranheza da situação. Ele é agnóstico. Aqui paro e vou verificar concretamente o que isto é, não me baseando apenas no que me disseram.
Já verifiquei na wikipédia e é interessante. Passo a transcrever uma parte.
"O agnóstico, à primeira vista, opõe-se não propriamente a Deus, mas sim à possibilidade de a razão humana conhecer tal entidade (gnose tem a sua origem etimológica na palavra grega que significa «conhecimento»). Para os agnósticos, assim como não é possível provar racionalmente a existência de Deus, é igualmente impossível provar a sua inexistência, logo, constituindo um labirinto sem saída a questão da existência de Deus, não se deve colocar sequer como problema, já que nenhuma necessidade prática nos impele a embrenharmo-nos em tal tarefa estéril.

Isto porque o que determina a crença é a fé, e a fé não é baseada em racionalizações. Então simplesmente não há como provar racionalmente se Deus existe ou não."

Quetiono-me sobre qual será o papel deste senhor na referida comissão. Ele diz que é neutral. No passado não foi lá muito, mesmo no que à religião diz respeito.

E no que me diz respeito, como fazendo parte de uma minoria religiosa, gostava de ver algumas das leis já aprovadas postas em prática.

Espero, mas confesso que não muito, porque não confiei nunca neste senhor e nem o facto de ele ser octagenário me faz mudar de ideias, que ele realmente zele pela liberdade religiosa.

Sem comentários: