quarta-feira, setembro 19, 2007

O que é que eu posso fazer por Portugal?

Portugal precisa de portugueses como o presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe e o sr. José Louro de Amiais de Cima.
Finalmente dedico um pouco do meu tempo e do meu espaço para prestar a justa homenagem a estes dois homens, que de forma diferente, mas para o mesmo fim, resolveram fazer algo muito útil pelo futuro do país.
Em Sernancelhe, o presidente da Câmara resolveu dar o exemplo no derrube de uma escola sem condições e meteu mãos à obra na construção de um escola com condições para as crianças do seu concelho. Desafiou as hierarquias instaladas no domínio da educação e fez o que tinha de ser feito.
Em Amiais de Cima, o empresário de móveis, sr. Louro, resolveu construir uma escola para os filhos dos empregados. Belo exemplo. Uma aposta no futuro, na educação.
Eu penso que Portugal precisa mesmo de homens assim e só assim conseguiremos alguma coisa.
Se ficarmos sentados à espera que o Estado faça o que lhe compete, podemos esperar por muito tempo e desesperar. Mas, se aqueles que têm condições e meios para o fazer, aplicarem dinheiro e energias na reconstrução deste país, então talvez tenhamos hipótese de algum progresso.
Defendo cada vez mais a intervenção da sociedade civil em campos que têm sido apenas da responsabilidade do estado. Não como uma imposição, mas voluntariamente, com alegria, com vontade de ver obra feita.
Lembro-me da frase de Kennedy: "Não perguntem o que é que o vosso país pode fazer por vocês, mas sim o que é que vocês podem fazer pelo vosso país".
Vamos arregaçar as mangas?

Sem comentários: