sábado, fevereiro 02, 2008

Declaração (sem máscara)



Eu recuso-me terminantemente a colaborar na mentira.

Este é o meu 12º ano como professora, o 8º no ensino regular (diurno).

Considero, como sempre considerei, que os alunos devem ser avaliados pelo que sabem e que os níveis atribuídos no final de período e de ano lectivo devem corresponder aos objectivos atingidos.

Tenho vindo a assistir, ou antes, todos temos vindo a assistir, a uma política de facilitismo, em que cada vez se exige menos e se fazem testes para que os alunos tirem positiva.

Alguns professores afirmam, sem qualquer problema, que não dão negativas.

Eu dou, quando é necessário, ou seja, quando vejo que os alunos não se esforçam minimamente e que os seus resultados não se devem a falta de capacidades, mas a falta de trabalho.

Costumo dizer aos meus alunos, em jeito de ilustração, que os atletas não alcançam os bons resultados sem esforço.

Ainda ontem referi numa turma, a propósito de um teste mais difícil que fiz, que o Nelson Évora não teria alcançado as marcas que tem se se limitasse a treinar para menos.

Estamos a transmitir às nossas crianças e aos nossos jovens a ideia que não vale a pena esforçarem-se, porque o resultado está garantido.

Esse não é o meu modo de estar na vida!

Eu defendo que o esforço deve ser recompensado e que a falta dele deve ter o resultado merecido.

Também defendo que não devemos baixar cada vez mais o nível de exigência. Estamos a criar uma geração de jovens mal preparados, porque lhes dizemos que não é preciso muito para ter positiva no final do período e transitar de ano. Não o fazemos por palavras, mas com as nossas acções.

Eu não quero participar nesta mentira. Quero fazer o melhor para preparar os meus alunos, esforçar-me para que eles percebam as matérias, mas eles também têm de fazer a sua parte.

Não é fácil. Agora que vai começar a avaliação de professores e que os resultados dos nossos alunos servirão para nos avaliar, já tenho mais colegas a dizer que vão dar positiva a todos.

Viva a estatística! Sucesso garantido!

Enquanto me restar a dignidade, declaro mais uma vez, que não vou por aí.

Não participarei nessa mentira!

1 comentário:

dakidali disse...

Eh,eh! Se a tua Coordenadora vê isto, estás tramada...
Estou contigo.
Beijinhos