sexta-feira, junho 27, 2008

Também quero alunos com sucesso (real)



Mais uma pérola!


Hoje ouvi Paulo Portas no Parlamento a questionar o Governo sobre o facilitismo dos exames nacionais e informou que a Directora Regional de Educação do Norte, figura sobejamente conhecida e que aparece inúmeras vezes na sombra da ministra (acrescento eu) deu instruções aos presidentes de Conselhos Executivos da seguinte forma:

"Os alunos têm direito a ter sucesso. Talvez fosse útil excluir dos correctores aqueles professores que têm repetidamente classificações distantes da média. O que honra o trabalho dos professores é o sucesso dos alunos".


A esta senhora eu gostava de perguntar como é que ela mede o sucesso dos alunos, se é pelos falsos resultados escolares ou pela suas reais capacidades para enfrentar a vida adulta.


Esta semana um colega meu disse-me que a escola vai acabar.

Talvez seja a solução.

Partir tudo e começar do zero.


Ah, é verdade, eu também quero que os meus alunos tenham sucesso. Sinto-me muito honrada com isso.

Continuarei a incutir-lhes a ideia de que sucesso se obtém com trabalho, apesar do que possam ouvir por aí.

A foto é de uma das minhas turmas no Espectáculo de Encerramento do Ano Lectivo. Trabalharam muito para esta coreografia, quase amaldiçoaram a professora de E. M., mas no final perceberam que valeu a pena o esforço.

Sem comentários: