sexta-feira, junho 13, 2008

"Porreiro pá!"



A Irlanda votou não ao Tratado de Lisboa!


1º ponto - Estou verdadeiramente preocupada. Já o disse aqui anteriormente, mas a situação agudiza-se. Decididamente não sou de esquerda, mas neste caso, a minha posição é a da esquerda. Espero que seja apenas na forma e não na substância. Também me preocupa o facto de saber que quem votou NÃO é do Sinn Féin - conotado com o IRA, que eu nunca defendi.

2º ponto - Quase dei pulos de alegria quando soube do resultado do referendo. Não estou louca, apenas me regozijei com algumas coisas, que passo a enumerar:

1 - José Sócrates ficou desapontado (tadinho);

2 - Fez-se justiça na Irlanda, já que o prometido referendo em Portugal ficou na gaveta, por medo da democracia;

3 - Talvez fique afastada a Constituição Europeia, disfarçada de Tratado;

4 - Não há um plano B (Palavras do Presidente da Comissão).

3º ponto - Desde que me lembro de ouvir falar da Europa e da União Europeia, nunca acreditei nesta união, de facto. Até concordo que Portugal tem tido alguns benefícios com a sua entrada na UE, mas por outro lado, sentou-se à sombra do subsídio e nunca mais de lá saíu.
Sempre me pareceu uma ideia utópica, estes "Estados Unidos da Europa" no Velho Continente.
Nós não somos a América. Temos muita história, todos nós, muitos séculos que não podem ser ignorados e agora, alguns senhores iluminados, consideraram que podemos esbater diferenças e unirmo-nos todos formando um Estado Europeu.
Esquecem-se, ou parecem querer esquecer-se que os EUA foram feitos por emigrantes, gente que começava de novo e tinha uma mente completamente diferente, porque não estava na sua pátria mãe. Construíram um país de raíz, sem condicionalismos inerentes ao passado.
Aqui, na Velha Europa, não podemos esquecer a individualidade de cada país, embora dentro das nossas portas se ande a tentar trabalhar para isso (veja-se o trabalho da ASAE), a história, os costumes...
Já nos impuseram uma moeda para fazer face ao dólar e está a conseguir, mas a que preço. Baixam as exportações e pagamos tudo mais caro desde então (quero o meu escudo de volta).

4º ponto - Os países que ainda não ratificaram o Tratado, vão fazê-lo. para quê? Não sei, mas desconfio que isto não fica assim. Na falta de um Plano B receio que nos imponham o Plano A e que o Tratado avance, deixando de fora a Irlanda.
Aí o caldo entorna-se e a União Europeia afirma-se ainda mais como a ideia de alguns iluminados que querem fazer carreira política e brilhar nas altas instâncias internacionais, como um certo primeiro ministro que eu conheço.
Então, para terminar, Europa sim, sempre estivemos aqui, geograficamente falando.
União Europeia sim, mas com limites, talvez olhando para as origens da mesma. Não queiram pôr os países todos no mesmo saco, pode dar explusão da grossa (ai se a Turqui entra!).
Constituições Europeias disfarçadas de Tratados, Exércitos europeus e outras uniões, vamos lá com calma.

Sem comentários: