sábado, fevereiro 04, 2006

Depressão


A depressão será, nos próximos 10 anos, a doença que irá causar mais incapacidade.
A TSF apresentou ontem uma boa reportagem sobre esta doença dos tempos modernos.
Sempre me interessei muito por este assunto, por isso foi com bastante atenção que fui ouvindo os testemunhos de doentes, médicos e farmacêuticos.
A depressão atinge todas as classes sociais e, contrariamente ao que alguns possam pensar neste dia, o dinheiro não traz felicidade.
Algumas pessoas, com vidas que poderão ser consideradas invejáveis, ficam deprimidas. O seu mundo desaba, como se fosse um castelo de cartas e o que antes era dado como adquirido, passa a ser incerto, inseguro.
A razão porque decidi falar disto aqui é porque conheço alguns casos, cada vez mais, e ainda me indigno porque muitas pessoas olham para os doentes depressivos e para as suas atitudes como opções por estes tomadas, de livre vontade.
É muito difícil viver com um doente depressivo, mas também é um desafio constante e aprende-se muito, às vezes à custa de sofrimento.
Existe uma associação de doentes depressivos e bipolares que procura dar ajuda a doentes e familiares. Fica aqui o endereço do site. http://www.admd.pt
Procurem estar atentos a quem vive à vossa volta e neste dia, sejam felizes e façam alguém feliz.

1 comentário:

papoilasaltitante disse...

Bem sei do que falas...
Continua!!
Um beijão!