terça-feira, fevereiro 21, 2006

Gostaria de ser um livro


Descobri hoje nos papéis que guardo uma composição feita no ano lectivo 79/80 e que me alegrou ler, por isso decidi partilhá-la.


Quem gostarias de ser?
Eu gostaria de ser um livro.
Gostaria! Oh se gostaria!
Ser um livro importante que falasse do mundo.
A princípio, quando o meu escritor me começou a escrever, senti-me só sem um único amigo, como uma criança só, no mundo dos adultos.
Mas depois, conforme o meu conteúdo ia aumentando, mais eu me sentia forte. Ganhei alguns amigos que iam para o meu lado, para o meu escritor tirar bases para me escrever, mas pobre de mim, todos me troçavam, por ainda não ter vestes, pois eu eu era simplesmente folhas e mais folhas de papel.
Agora já sou crescido e já estou à venda nas papelarias.
Quando os doutores souberam que eu existia ficaram contentíssimos, porque eu lhes poderia responder a muitas questões para as quais eles não tinham respostas.
Já sou velho, triste, cansado, mas uma coisa sei: desde que nasci não conheci mais nenhum livro que tivesse tão boas respostas e ensinasse tão bem como eu.
Estou numa biblioteca e sinto-me feliz, porque às vezes os jovens que são curiosos pegam em mim e dizem: - Que belo livro!
Podem-me chamar tolo, mas eu não me importo. É a única esperança que tenho na vida! É triste, mas é sempre assim o nosso fim.
Daqui envio uma mensagem aos meus colegas que estão tristes e cansados como eu. Não desanimem! Alegrem-se! Mais cedo ou mais tarde gostarão outra vez de nós! Talvez a geração nova!
Passados que são 26 anos sobre este desejo, eu ainda gostaria de ser um livro. Por tudo que com eles aprendi, pela companhia que me fizeram e pelos sonhos que despertaram.

2 comentários:

papoilasaltitante disse...

Lindo... tinhas que guardar estas coisas....
Tu escrevias bem, continua!!!
Jinhos
Marisa

Elsa disse...

Pessoas, livros e paisagens... Bom... e cheiros, sabores e brisas em dias muito ensolarados.
É claro que tudo isto cabe dentro das folhas brancas e delas sai como coelhos de cartola de mágico.
:)
**