segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Procuram-se alunos felizes

Voltei!
Hoje eu tive saudades dos tempos em que os alunos podiam sair da sala quando acabavam o teste, da alegria que sentiam quando tinham "furo", de poderem sair mais cedo nas aulas de apresentação e de final de período.
Eu fui uma aluna feliz. Lembro-me de gostar de ser aluna e garanto-vos que não gostava só dos intervalos. Gostava do conjunto todo.
Era bom poder ficar na brincadeira, conversar, correr, contar umas anedotas, ou então, para quem não tinha jeito, ouvi-las.
A escola era composta de aulas, convívio e sobretudo alegria quando faltava um professor.
Curiosamente, lembro-me que aprendíamos e para quem não queria aprender ou não conseguia, não havia Planos de Recuperação que os obrigavam a ficar mais horas na escola, que para esses já era uma seca.
Gostava que eles continuasem a saber o que era "furo" e "chumbar".
Gostava que os meus alunos pudessem correr, jogar, brincar, quando têm furos. Gostava que eles não fossem obrigados a ver filmes e a estar fechados numa sala quando sabemos que as crianças cada vez têm menos actividade física. Gostava que na hora de almoço a sala de computadores estivesse fechada para eles puderem ficar na rua e não almoçarem a correr para ir jogar.
Gostava que eles fossem felizes, que brigassem e partissem a cabeça. As crianças sempre foram assim e cresceram.
Deixem as crianças serem felizes!

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que não gostaria de ser feliz?Ser feliz é simplesmente saber viver vida como dádiva e ter JESUS no coração,é viver a vida intensamente,com alegria,com harmonia e amor é amar e deixar ser amado.Como complicamos tudo,não é verdade?seria tão mais fácil simplesmente viver e deixar viver.

papoilasaltitante disse...

SUBSCREVO inteiramente!!!
Não posso deixar de concordar mais!!! até porque contigo fiz parte desses alunos felizes...
Um beijo

Anónimo disse...

De facto alunos felizes é o que temos cada vez menos e o facto de não terem tempo livre para darem asas à todas as "tropelices" próprias da idade,contribui para que assim seja. Será que algum dia a Ministra da Educação vai perceber isso? Esperemos que sim antes que seja tarde demais.