terça-feira, abril 04, 2006

"Munich" visto pelos meus olhos


E Alcobaça continua a mexer!
Ontem gostei de ver a sala de cinema bem composta, com público muito variado e, até eu estava lá.
"Munich" é um óptimo filme, um pouco sangrento para o meu gosto, mas muito bom.
Quando soube que Spielberg tinha feito ou ia fazer este filme decidi que teria de vê-lo.
Em 1972 eu ainda nem andava na escola, por isso não me lembro da morte dos atletas israelitas, mas o conflito da Palestina interessa-me.
Não consegui dissociar o filme do conhecimento que tenho da Bíblia.
Palestina, Terra Prometida. Conhecendo um pouco da história de Israel, observa-se que o seu povo nem sempre actuou de forma correcta. Transpondo isso para o filme e o que aconteceu em 1972 poderá dizer-se que a eliminação dos responsáveis pela morte dos atletas foi uma atitude incorrecta. Foi "olho por olho e dente por dente" em vez de "dar a outra face".
Houve-se muitas vezes dizer que o conflito entre israelitas e palestinianos jamais terá fim.
Curiosamente, hoje mesmo, o chefe da diplomacia palestiniana reconheceu o direito à existência de Israel.
Apenas três perguntas, para eu reflectir:
De quem é afinal a Palestina?
Porque é que os judeus continuam a existir como povo?
Como é possível que um povo que foi tirado dali em 135 dC se tenha reunido e voltado em 1948?

2 comentários:

papoilasaltitante disse...

Gostei MUIITTTTTTOOOOOOOOO do filme!!!
Gostei da abordagem feita, gostei da fotografia..sim especialmente da fotografia... enão achei assim tão sangrento para um filme que fala sobre um conflito que matou (e continua a matar)tanta e tanta gente...
Detestei o facto de ter um bando de putos a fazer barulho, a rir em cenas totalmente a despropósito e acho que vou fazer um post sobre isto no meu blog...
beijos

Elsa disse...

Se leres os Protocolos dos Sábios de Sião vais arrepiar-te e obter pistas para responder à tercedira pergunta. É impressionante...
Beijinhos e bom descanso
:)