terça-feira, abril 11, 2006

Reformados e a pagar IRS


Indignação é a palavra que me ocorre para definir o que sinto.
A partir deste mês os reformados que aufiram reformas superiores a 7 500 euros por ano passam a pagar IRS.
Já não chega o aumento da taxa moderadora, a diminuição da comparticipação em alguns medicamentos, o aumento do custo dos exames médicos e de todos os bens essenciais, em geral, ainda tinham que vir com esta.
7 500 euros por ano dá uma reforma de cerca de 536 euros por mês. Admitamos, dá para fazer uma vida de luxo. Claro, que se compararmos com as reformas de 223 euros/mês realmente é uma fortuna.
Nós até sabemos que há reformas bem luxuosas e, na maioria dos casos, ganhas por quem pouco ou nada fez. Vejam-se os casos de políticos e gestores de empresas públicas.
Será que não havia mais ninguém capaz de dar este dinheiro ao estado, para ajudar a pagar o aumento da dívida pública senão os reformados?
De um modo geral os reformados são pessoas que trabalharam toda uma vida, pagaram os seus impostos e agora, quando pensam que vão receber a merecida pensão, eis que uns senhores iluminados resolvem tirar a quem já não tem muito.
O que me revolta, é ver que já passou um ano e nós sempre a apertar o cinto. Infelizmente toca cada vez mais a quem já tem tão pouco.
Até quando temos de pagar a incompetência dos nossos políticos?
Até quando podemos continuar a ver dinheiro desperdiçado?
Até quando teremos que pagar para que tantos não façam nada e vivam de subsídios?
Gostava de dizer ao sr. Sócrates, se pudesse, que o meu pai não vai de férias para a Suíça nem veste fatos Armani.

5 comentários:

papoilasaltitante disse...

Peço desculpa!!!Mas eu até concordo...Talvez o plafond seja muito baixo... mas sinceramente, e tu sabes que é assim... e o fim dos subsidios também está mais perto.
Quer queiramos quer não... estão a tentar acabar com algumas das injustiças do nosso sitems, como seja o poder recusar emprego enquanto auferem o devido subsídio.
E olha que eu até sou uma pessoa voltada para a esquerda e muito me custa que tenha que ser um governo dito de Esquerda a tomar estas medidas que outros antes não tiveram coragem para levar a cabo!!
Claro que come o justo pelo pecador...mas...
Bjs

Gambino disse...

A minha crítica é precisamente em relação ao plafond, embora não o tenho expresso.
É claro que não me choca que os que têm grandes pensõs paguem IRS.
SIC Noticias ontem à noite deu reportagem sobre essas pensões, que vão aumentando.
O problema desta medida é que atinge um grupo que não tem pensão de luxo. É melhor que muitas, mas tem que ser muito bem gerida.

Elsa disse...

Classe média... Apontar...
Atirar!!!
:)

Anónimo disse...

Há coisas com as quais não podemos deixar de ficar, no mínimo, boquiabertos (para não dizer o que me apetecia).
Pela incoerência... pela ligeireza (só comparável com a do Governo)... pela leviandade... com que se concorda com esta medida, mesmo admitindo que “talvez o plafond seja muito baixo... “ e outros comentários que, só podem vir de quem está mentamente doente e:
- só podem ter vindo à luz do dia, graças a alguém que, independentemente de estar bem na vida, só demonstra que não o está pela sua inteligência mas talvez por “favores” do tipo politiqueiro (deixa conhecida a sua cor), ou por ter nascido (ela, o marido, ou os dois) de pais ricos... mas só.
Com um filho, gostava de saber como a papoilasaltitante comentaria o post, se tivesse de viver com dois vencimentos ou reformas (não esqueça que as necessidades dos que trabalham podem até ser menores do que aqueles que auferem pensões de reforma, pela suas idades... doenças... e mais, e mais, e mais...) de 550,00 € (ao qual já lhe seria sonegado o valor correspondente ao IRS). Já pensou bem, papoila?
Duvido que o seu intelecto a deixe pensar seriamente, mesmo sabendo que há reformados (como eu, por ex.) do foro oncológico e a quem já outras regalias foram retiradas ao nível da saúde... para não falar de outras que afectam a todos... e pelo Governo que agora defende e outros.
A menos que a papoila tenha sido bafejada com as promessas eleitorais deste Governo (não aos impostos... sim ao emprego... não aos compadrios políticos), “aceito” melhor a posição que assume. Mas essas promessas foram cumpridas?!!
Independentemente da idade do seu filho, valha-se dos conhecimentos que parece ter para lhe preparar o futuro já que, mesmo que seja mais inteligente do que a mãe, creia que, sinceramente, não antevejo nada de bom, nem para o seu filho... nem para a minha filha (apesar de ser professora com a variante Português/Inglês, mas para quem também estão traçadas grandes alterações socialistas)... e ainda menos para um netinho de tenra idade.
Não comento mais nada, senão terminar com uma pergunta:
- Imagina, a papoila, quantos milhões de euros “arranjavam” (qualquer dos governos que já por lá passaram, incluindo este), se, no fim do ano aumentassem os vencimentos e reformas de TODOS/AS igualitariamente e não com a sujeira da percentagem? (quanto mais ganham, mais aumentam).
Só que, pelo sistema actual, quem ganha bem pode vir a comer ainda melhor e vestir mais do que ARMANI, mas os que ganham pouco... deixam o bacalhau para passarem a carapau (pequenino)... e cada vez mais se vestem nas feiras semanais...
FAÇA UM ESFORÇO, PENSE NISTO E DEIXE-SE DE COMENTAR O QUE NÃO SABE.

Zito

Anónimo disse...

Gambino.

Desconheço se de facto se trata de alguém do sexo masculino ou feminino (parece que é do segundo) e escrevo apenas para lhe endereçar os meus parabéns pela forma como soube aqui postar "Reformados e a pagar IRS" o que levou a que eu visse alguns comentários,a um dos quais não devia ficar indiferente. Foi o caso da sua amiga papoilasaltitante... que "dá uma no cravo e outra na ferradura". PARABÉNS(e desculpe por aquele meu comentário, após me "ter saltado a tampa", pois acho que aqui é que "pagou o justo pelo pecador".
Zito.